Pode parecer estranho, quase absurdo para um habitante ou descendente da Gralheira, mas a realidade é que as crianças do nosso país, quiçá os pais dessas crianças(!), não sabem para que serve um moinho de água, pior, a maioria não faz a mínima ideia do que é um moinho de água. E isto é tão verdade que quando se pede a uma criança das nossas escolas para desenhar um moinho, o mais provável é ela desenhar um aerogerador ou um parque eólico. Até os tão bem conhecidos moinhos de vento já foram substituídos nas mentes dos mais pequenos! E não pensem os meus caros amigos que o que estou para aqui a escrever é uma falsidade, eu escrevo com conhecimento de causa, isto é tão verdade como desenharem um frango depenado acabadinho de sair da embalagem quando se lhes pediu para desenharem uma galinha.
Deixo daqui um apelo aos pais e educadores deste país, venham visitar a Gralheira e a Serra de Montemuro, tragam os vossos filhos para uma viagem de descoberta de tradições ancestrais aqui tão bem preservadas, mostrem-lhes um moinho de água e a forma tão simples e eficaz de aproveitar os recursos naturais. Passem um fim-de-semana na Gralheira que os vossos filhos agradecerão e olharão para os livros de Estudo do Meio com outro entusiasmo.
Na Gralheira, logo abaixo do restaurante Encosta do Moinho, existem quatro moinhos de água em plena actividade.
Foi com muito agrado que li estas valiosas informações, esquecidas por uns e desconhecidas por outros. Fiquei com enorme vontade de visitar esses belos moinhos.... até qualquer dia.
ResponderEliminarola eu sou um jovem nascido e criado na gralheira,mas por motivos economicos encontro-me a trabalhar na suiça.
ResponderEliminare sei e tenho o conhecimente que estes moinhos estao a trabalhar em perfeitas condiçoes,tambem é verdade tudo isto que o senhor admenistrador escreveu!
por isso nao esitem em vizitar a gralheira so para ver os moinhos mas tambem para muito mais.
Caro amigo Geronimo,a Associação Recreativa, Cultural e Desportiva da Gralheira pretende criar condições às pessoas para visitarem os locais de interesse da nossa freguesia, proporcionando-lhes o envolvimento e o contacto directo no manuseamento de algumas actividades artesanais que teremos ao seu dispor.Relativamente aos moinhos,temos planos para eles. O processo de fabrico do pão poderá ser eventualmente acompanhado pelos visitantes, desde a moagem dos cereais nos moinhos a água, passando pela confecção do pão no forno a lenha, até aos serões populares que se organizavam sempre que o pão era cozido (prática popular usual antigamente).
ResponderEliminarA canidatura deste progecto já foi apresentada ao PRODER,esperamos que se concretize seria bom para todos Grelheirenses.
Fernando Manuel Teixeira Botelho
A Associação Recreativa, Cultural e Desportiva da Gralheira pretende criar condições às pessoas para visitarem os locais de interesse da nossa freguesia, proporcionando-lhes o envolvimento e o contacto directo no manuseamento de algumas actividades artesanais que teremos ao seu dispor.Relativamente aos moinhos,temos planos para eles. O processo de fabrico do pão poderá ser eventualmente acompanhado pelos visitantes, desde a moagem dos cereais nos moinhos a água, passando pela confecção do pão no forno a lenha, até aos serões populares que se organizavam sempre que o pão era cozido (prática popular usual antigamente).
ResponderEliminarA canidatura deste progecto já foi apresentada ao PRODER,esperamos que se concretize seria bom para todos Grelheirenses.
Fernando Manuel Teixeira Botelho