domingo, 24 de maio de 2009

Moinhos de Água

Pode parecer estranho, quase absurdo para um habitante ou descendente da Gralheira, mas a realidade é que as crianças do nosso país, quiçá os pais dessas crianças(!), não sabem para que serve um moinho de água, pior, a maioria não faz a mínima ideia do que é um moinho de água. E isto é tão verdade que quando se pede a uma criança das nossas escolas para desenhar um moinho, o mais provável é ela desenhar um aerogerador ou um parque eólico. Até os tão bem conhecidos moinhos de vento já foram substituídos nas mentes dos mais pequenos! E não pensem os meus caros amigos que o que estou para aqui a escrever é uma falsidade, eu escrevo com conhecimento de causa, isto é tão verdade como desenharem um frango depenado acabadinho de sair da embalagem quando se lhes pediu para desenharem uma galinha.

Deixo daqui um apelo aos pais e educadores deste país, venham visitar a Gralheira e a Serra de Montemuro, tragam os vossos filhos para uma viagem de descoberta de tradições ancestrais aqui tão bem preservadas, mostrem-lhes um moinho de água e a forma tão simples e eficaz de aproveitar os recursos naturais. Passem um fim-de-semana na Gralheira que os vossos filhos agradecerão e olharão para os livros de Estudo do Meio com outro entusiasmo.

Na Gralheira, logo abaixo do restaurante Encosta do Moinho, existem quatro moinhos de água em plena actividade.

4 comentários:

  1. Foi com muito agrado que li estas valiosas informações, esquecidas por uns e desconhecidas por outros. Fiquei com enorme vontade de visitar esses belos moinhos.... até qualquer dia.

    ResponderEliminar
  2. ola eu sou um jovem nascido e criado na gralheira,mas por motivos economicos encontro-me a trabalhar na suiça.
    e sei e tenho o conhecimente que estes moinhos estao a trabalhar em perfeitas condiçoes,tambem é verdade tudo isto que o senhor admenistrador escreveu!
    por isso nao esitem em vizitar a gralheira so para ver os moinhos mas tambem para muito mais.

    ResponderEliminar
  3. Caro amigo Geronimo,a Associação Recreativa, Cultural e Desportiva da Gralheira pretende criar condições às pessoas para visitarem os locais de interesse da nossa freguesia, proporcionando-lhes o envolvimento e o contacto directo no manuseamento de algumas actividades artesanais que teremos ao seu dispor.Relativamente aos moinhos,temos planos para eles. O processo de fabrico do pão poderá ser eventualmente acompanhado pelos visitantes, desde a moagem dos cereais nos moinhos a água, passando pela confecção do pão no forno a lenha, até aos serões populares que se organizavam sempre que o pão era cozido (prática popular usual antigamente).
    A canidatura deste progecto já foi apresentada ao PRODER,esperamos que se concretize seria bom para todos Grelheirenses.
    Fernando Manuel Teixeira Botelho

    ResponderEliminar
  4. A Associação Recreativa, Cultural e Desportiva da Gralheira pretende criar condições às pessoas para visitarem os locais de interesse da nossa freguesia, proporcionando-lhes o envolvimento e o contacto directo no manuseamento de algumas actividades artesanais que teremos ao seu dispor.Relativamente aos moinhos,temos planos para eles. O processo de fabrico do pão poderá ser eventualmente acompanhado pelos visitantes, desde a moagem dos cereais nos moinhos a água, passando pela confecção do pão no forno a lenha, até aos serões populares que se organizavam sempre que o pão era cozido (prática popular usual antigamente).
    A canidatura deste progecto já foi apresentada ao PRODER,esperamos que se concretize seria bom para todos Grelheirenses.
    Fernando Manuel Teixeira Botelho

    ResponderEliminar