terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

A Fonte do Esgriche

A fonte do esguiche ou “esgriche” é um dos fenómenos com que a Natureza presenteou a Serra de Montemuro. Trata-se de uma fonte de água cristalina que nasce do meio de um grande penedo. O nome “esgriche” resulta do facto do penedo esguichar a água que sai do seu interior a larga distância. Dizem as pessoas mais antigas que já não “esgricha” como antigamente. Há uns anos, quando a serra ainda era toda cultivada, o proprietário de um terreno das redondezas tentou acabar com o “esgricho”, alargando o seu orifício, por achar que os pequenos pastores de vacas, de cabras e de ovelhas, que por ali guardavam os seus rebanhos, se distraiam com o pujante repuxo e deixavam os animais fugirem para a sua propriedade e destruir as suas culturas.
Eu sempre conheci a fonte como hoje se encontra e, ainda que não esguiche como dantes, continua a tratar-se de uma admirável obra de engenharia da Mãe Natureza que projectou aquela fonte, não para sair das profundezas da terra mas, para brotar do meio de uma altaneira fraga.
Há muito que não ia por aqueles lados. No último sábado resolvi dar uma volta pela serra e desfrutar do magnífico tapete branco de neve que a envolvia e que contrastava com um esplendoroso sol. Passei pela fonte do “esgriche” para ver como ainda “esgricha” e fiquei perplexo com a quantidade de água que sai daquela enorme fraga(!) e que, afinal, ainda mantém algum do seu vigoroso esguiche!!!
Aproveitei também para admirar mais uma vez a estranha escultura natural a “Mulher do Capucho”, que parece estar a escalar, pelo lado poente, o imponente rochedo da Pena do Fojo. A “Mulher do Capucho” trata-se de uma saliência rochosa que se assemelha a uma mulher vestindo um capucho. Este Fenómeno da Natureza pode ser observado tanto de Norte para Sul como de Sul para Norte.

Sempre que subir à serra não deixe de observar estas duas belas maravilhas da Natureza.

3 comentários:

  1. Gostaria que me dessem a oportunidade de visualizar as tais "maravilhas" que a natureza,por vezes, nos presenteia. Aguardo mais fotografias da serra de montemuro, por mim ainda desconhecida.
    Isabel Golçalves

    ResponderEliminar
  2. so tu mesmo e o teu primo para me fazerem ter cada vez mais orgulho de ser da gralheira....
    ja vim ver o que comigo falaste...tou encantada....beijos gena

    ResponderEliminar
  3. e fotos ... e fotos?
    bem sei que a parte afectiva e emotiva´nem sempre é , fidedignamente, registável em imagem mas, um texto tão apelativo devia vir acompanhado de uma ilustração igualmente "motivadora".
    parabéns pelo blogue. para além das citações, (d)escreve mais
    beijos
    ana cardoso

    ResponderEliminar